*/ ?>

Pelo décimo sétimo ano consecutivo, o Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona com o apoio da Fundação Luso-Americana e do Instituto do Cinema e Audiovisual, organiza mais uma semana internacional Audiovisual e Multimedia.

Uma semana repleta de workshops, palestras e demonstrações, visando a formação de formadores e alunos nas mais recentes tecnologias relacionadas com Cinema e Multimédia, assim como a divulgação de trabalhos produzidos pelos nossos alunos. O tema principal deste ano é "Contar Histórias", e o foco será no desenvolvimento de habilidades de colaboração entre os alunos que trabalham em diferentes áreas da produção cinematográfica e a compreensão do papel que cada profissão tem no desenvolvimento de um filme.

For the seventeenth year the Film & Media Arts Department at Lusófona University organizes an International Audiovisual and Multimedia Week of workshops, lectures and demonstration, targeting the training of trainers and students in the latest film related technologies and the dissemination of students produced work. The main theme for this year is “Story Telling”, focusing on the development of collaboration skills between students working in different areas of film production and the understanding of the role different professions have in developing a film.

LANÇAMENTO LIVRO – A Re (E)VOLUÇÃO do Vídeo no Cinema e na TV

Autor Author
Júlio Barata
Data Date
4ª feira 3 Dezembro Wednesday December 2014
Duração Duration
17h00 – 17h30
Local
Auditório Q – Universidade Lusófona
Limite Limit
Entrada Livre Free Entry

Sinopse Synopse

A produção de televisão e de cinema está a viver um rejuvenescido impulso com os formatos designados por Alta Definição. “Percebe-se ao longo do seu trabalho, que há uma espécie de demanda de um ‘santo graal’ que se podia expressar neste termos – Em busca da perfeição ou da imagem perfeita. A qualidade da imagem – é a sua demanda.”, escreveu o prof. drº Frederico Lopes arguente da tese de mestrado do autor e acrescentou: “Estamos na presença de um trabalho esforçado, com muita pesquisa feita, recolha e tratamento de uma vasta informação e, sobretudo, com a grande vantagem de reunir, de compilar toda essa informação, de tal modo que ela pode ser de grande utilidade para estudantes, para simples curiosos, mas também para profissionais do setor da produção audiovisual, ou mesmo para quem se interessa pela história das técnicas.” “Pela natureza das próprias matérias apresentadas, verifica-se um preocupação em alcançar rigor e clareza na sua exposição. Aliás, o recurso sistemático a ilustrações, diagramas e gráficos contribui, de forma adequada e eficaz, para alcançar esse objetivo.”

livro_JulioB

Júlio Barata Bio

Julio do Carmo Barata, beirão, licenciou-se em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia e fez o mestrado em Estudos Cinematográficos na Universidade Lusófona. Fez as pós-graduações: “Training the Trainers” na BBC Academy de Bristol, “Guionismo e Dramaturgia” no Instituto Espanhol e “Realização de Filmes Publicitários” no Instituto de Arte e Tecnologias. A sua tese de mestrado “Os novos desafios do Cinema: O que está a mudar?” foi o ponto de partida para este livro.

Foi professor do ensino secundário. Trabalhou em cinema durante 10 anos. Foi realizador de filmes publicitários e de documentários. Entrou na RTP em 1986.

É produtor na Direção de Produção.

Pelo prazer de ensinar, é professor na licenciatura de Cinema e Vídeo da Universidade Lusófona.

foto Julio